Real time web analytics, Heat map tracking
  • image
  • image
  • image

Respostas Sociais

O Pré-escolar, este ano letivo, funciona com quatro salas, uma com crianças de 3/4 anos, outra de 3/4 e 4/5 anos e duas de 5/6 anos.
Nesta valência a prática pedagógica tem como princípio geral que “esta é a primeira etapa da educação ao longo da vida”. Já que, é nesta fase que a criança adquire os conhecimentos básicos que lhe permitirão no futuro a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
Desta forma, na nossa Instituição são propostas atividades diversificadas, tendo sempre em conta o estado de desenvolvimento da criança. Para que todas estas atividades sejam bem sucedidas, salienta-se o forte trabalho de equipa da Instituição que se movimenta de forma a proporcionar às crianças o contacto com diferentes realidades e experiências que provavelmente não teriam no seu meio social e familiar, promovendo assim a igualdade de oportunidades que é um dos principais objetivos pedagógicos para a educação pré-escolar.
Para além das atividades desenvolvidas nas salas, temos também as propostas no plano anual de atividades, que não só vão ao encontro de aspetos culturais do meio envolvente como também do projeto educativo. A título de exemplo temos: as vindimas, o magusto, as feirinhas agrícolas, as Janeiras, entre outras…
Em todas estas iniciativas pretendemos sempre envolver os pais uma vez que são elementos fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças.
Na Instituição as crianças podem também frequentar natação, dança, ginástica, inglês e expressão musical. As saídas ao exterior fazem parte da nossa dinâmica, uma vez que a comunidade educativa é um parceiro ativo e cooperante na prática educativa da Instituição.

Plano Atividades Pré-escolar 2015/16

No presente ano letivo, a Creche do Centro Infantil tem seis salas. Onde a sua composição é elaborada de acordo com os anos de nascimento das crianças. Temos assim dois berçários, duas salas com crianças de 1/2 anos e duas salas com crianças de 2/3 anos.
Cada uma das salas cria a sua própria rotina atendendo às necessidades de cada criança criando assim momentos para a alimentação, sono, higiene e como é óbvio para as atividades lúdicas, que são primordiais na 1ª Infância.
Esta organização do tempo que as crianças passam na creche é bastante importante pois permite às mesmas sentirem-se seguras na medida em que começam a reconhecer as pessoas e a orientarem-se no tempo.
Toda a prática pedagógica exercida nas diferentes salas é orientada para a criação de um clima educativo que tem como principal base a afetividade e a empatia criada entre crianças e adultos, para que desta forma a criança não se sinta inibida e ao mesmo tempo aprenda a conhecer e a respeitar normas para a vivência em grupo. As atividades surgem ao ritmo de cada criança e são planeadas de acordo com o desenvolvimento de cada uma.

Plano Atividades Creche 2015/16

 

O Centro Social Paroquial de Arrifana tem duas Respostas Sociais dedicadas à infância, a Creche e o Pré-escolar. Estas Respostas Sociais funcionam das 7:30 às 19:00 horas, 12 meses no ano, encerrando apenas 15 dias em Agosto.
Tem 33 colaboradoras que asseguram o bom funcionamento da Instituição que tem a seu cargo 136 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.
Localizado num local estratégico, possui uma área envolvente de espaços verdes e de divertimento que faz as delícias das crianças.

 

centro infantil arrifana 1 red 02   centro infantil arrifana 2 red 01


Todos os anos a nossa prática pedagógica é orientada por um Projecto Educativo da Instituição. No presente ano lectivo (2015/2016), intitula-se “Despertar para a ciência II...”. A ideia do tema do projeto surgiu devido à importância cada vez maior de formar cidadãos capazes de:


- tomar decisões de uma forma autónoma
- propor soluções para diferentes problemas
- perceber relações causa-efeito
- analisar criticamente diferentes situações


Assim sendo, ao longo do ano letivo pretendemos proporcionar às crianças experiências com diferentes materiais alusivos a dadas situações que surgem ao longo do ano, de modo a orientar a formação das crianças para lidar de uma forma eficaz, com os desafios e as necessidades da sociedade atual

Área Reservada