A primeira pedra foi lançada a 20 de Abril de 1986 e a 26 de Abril de 1988, formalizou-se o primeiro Órgão Social do Centro Social Paroquial de Arrifana (CSPA). É com este primeiro órgão social, que se terminam as obras das instalações do Centro de Dia, em 1991. Este, estabelece a sua sede na rua Prof. Vicente Reis, nº 434 em Arrifana.
Em12 de Setembro de 1991, são assinados os primeiros Acordos para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário para 10 utentes, os Acordos para a resposta social de Centro de Dia haviam sido assinados em 1986 para 30 utentes, tendo, apenas, dado seguimento ao acordo em Outubro de 1991.
A inauguração do Centro Social vem a realizar-se a 13 de Outubro de 1991.
A 30 de Março de 1993 dá-se a constituição do segundo Órgão Social.
Em 26 de Maio do mesmo ano, revêem-se os Acordos de Cooperação com a Segurança Social, para 40 utentes na resposta social de Centro de Dia e a 30 de Novembro para 20 utentes na Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário

A 28 de Agosto de 1998 renovam-se os Acordos para 50 utilizadores em Centro de Dia e a 28 de Setembro são renovados Acordos para 45 utentes em Serviço de Apoio Domiciliário. Os mesmos mantêm-se até ao momento.
A 18 de Fevereiro de 1999 toma posse o terceiro órgão social e em Janeiro de 2011 o quarto órgão social.
As instalações do Centro de Dia deixam de se adequar ao número de utentes/clientes e com o passar dos anos deixaram também de cumprir alguns dos requisitos importantes pelo que, entram em obras de remodelação em Maio de 2008, tendo as novas instalações sido inauguradas em Maio de 2009 pelo Sr. Bispo do Porto e o Diretor da Segurança Social de Aveiro.
A primeira viatura foi adquirida em 1986, a segunda 10 anos depois. Neste momento o CSPA é detentor de 6 viaturas e um autocarro. Destas, 4 delas estão afetas ao Serviço de Apoio domiciliário, na resposta social e Centro de Dia, conta com uma carrinha adaptada para o transporte de cadeiras de rodas e o autocarro. Atualmente efetuamos diariamente cerca de 45 transportes do domicílio dos nossos utentes/clientes para o Centro de Dia e os mesmos de regresso a casa no final do dia.
As respostas dirigidas às pessoas idosas tem como objetivo dar resposta a pessoas idosas, priorizando os residentes em Arrifana, em situação de risco, fracos recursos económicos ou de perda de independência, contribuindo para que tenha uma vida digna, confortável e saudável, através de uma ajuda prestada diretamente ao idoso e indiretamente á família e á comunidade.
O CSPA, nas respostas sociais da área sénior, tem como finalidade dar resposta a pessoas de ambos os sexos, a partir dos 65 anos e excecionalmente de outras idades, quando tal se justifique.
Iniciou a sua atividade em 1991.
Atualmente desenvolve quatro respostas sociais, duas delas, na área da infância, outras duas, na área da terceira idade.
Diretamente dirigidas para a comunidade tem, desde o seu início o FEAC e desde 2012 a Cantina Social integrada no Programa de Emergência Social.